Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Escritores...Os nossos!

Fábula electrónica


No tempo em que os animais falavam não havia electrodomésticos. Nem sequer luz eléctrica! Porém, os tempos mudaram e, hoje, há muitos…há até os chamados electrodomésticos inteligentes! Diríamos que só lhes falta falar!
Estes, sobre quem vamos contar a história, falam mesmo. Vivem todos numa casa moderna e muito sofisticada…Certa noite, enquanto quase todos os electrodomésticos dormiam, ainda a máquina de lavar roupa trabalhava! E pôs-se a reclamar:
- Estes humanos programam-me para lavar a roupa à noite…que injustiça! Nem sequer tenho tempo para tirar uma soneca! – desabafava ela.
De repente, toca o telemóvel. O som fazia lembrar uma música de embalar e a máquina pensou para consigo:
“- Só me faltava esta! E eu com tanto sono…”- bocejou ela, muito cansada…
Na manhã seguinte, quando a empregada ia tirar a roupa para pôr na máquina de secar, reparou que a roupa não estava lavada e que a máquina estava com problemas. Rapidamente, comunicou aos donos o que tinha acontecido. Eles disseram:
- Não faz mal. Compramos uma nova e mais económica.
Entretanto, na cozinha, já se sabia a última notícia. O aspirador passou a mensagem.
- Não acredito! - exclamou a Delta Q.
- É verdade! Eu sei de tudo porque ando de um lado para o outro a aspirar o pó e ouvi a conversa.
A confusão instalou-se. Todos tinham um carinho especial pela máquina porque ela era o electrodoméstico mais antigo e mais simpático de todos.
- Parem todos! – gritou o aspirador- Temos que ajudar a nossa amiga e impedir que ela seja a próxima a ir para a arrecadação, no fundo do jardim.
Naquele momento, já lá estavam todos os electrodomésticos da casa, cada um com uma ideia diferente. O computador sugeriu:
- Eu envio um e-mail ao Magalhães a falar do Projecto Escola Electrão ! Assim o Afonso poderá mostrar aos pais outro destino para a máquina.
- Boa! – disseram o frigorífico e a batedeira, em simultâneo.
À noite, o menino depois de já ter lido o e-mail explicou aos pais tudo sobre o projecto “Escola-Electrão”. Os pais dele acharam uma excelente ideia…aproveitaram e limparam toda a arrecadação, pois levaram os electrodomésticos que aí se encontravam para a E.B.2,3 de Montelongo, sabendo que estavam a contribuir para um ambiente melhor!
Esta história mostra-nos que a união faz a força e que é muito fácil ajudar o ambiente de todos nós!


A turma D do 5ºano

Sem comentários:

Enviar um comentário